13.Fevereiro.2023
Recorde de público e expectativa de crescimento da produção são algumas das motivações
Otimismo é a palavra que melhor define o sentimento que marcou a 11ª edição da Abertura Oficial da Colheita da Oliva 2023, ocorrida dia 09 de fevereiro, na sede da Biome Pampa, em Encruzilhada do Sul, no Rio Grande do Sul.
Além da presença massiva de cerca de 600 convidados, a expectativa é de mais uma quebra de recorde na produção do azeite de oliva extravirgem no estado. De acordo com o coordenador do programa Pró-Oliva da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS (Seapi), Paulo Lipp, a estimativa aponta para um crescimento de aproximadamente 10% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo cerca de 550 mil litros de azeite de oliva.
O presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, afirma que as oliveiras quase não sofreram com a seca, motivo que gera otimismo em relação ao volume de produção.
"A nossa cultura é resistente à estiagem. A oliveira é oriunda do deserto”, explica.
O governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, esteve presente no evento e também comemorou o momento positivo que vive a olivicultura gaúcha.
"Estamos celebrando a produção e, sobretudo, o empreendedorismo dos produtores gaúchos", disse o governador.
A 11ª edição da Abertura da Colheita da Oliva ainda contou com a visita especial do italiano Marco Oreggia. Especialista em azeite de oliva, Oreggia prestigiou o evento e percorreu as propriedades de alguns produtores no Brasil e no Uruguai. O editor do maior guia para o produto no mundo, o Flos Olei, elogiou o trabalho dos produtores gaúchos.
“Eu gostei muito do Rio Grande do Sul. Há muitas empresas com potencial para exportação do melhor azeite do mundo. Aqui tem muita qualidade empresarial, investimento e vontade de comercializar um azeite extra virgem de verdade", comentou.
A olivicultura no RS, que surgiu no início dos anos 2000 e hoje conta com 6,3 mil hectares plantados, é responsável por 80% da produção brasileira. Além disso, o estado conta com 18 lagares (lugares onde se produz azeite) estabelecidos e mais seis em construção.
Evento tem boa repercussão nas mídias especializadas no agronegócio
O atual momento da olivicultura gaúcha e brasileira, que demonstra exponencial crescimento quantitativo e qualitativo, atraiu forte presença da mídia. A Abertura da Colheita foi destaque nas mais variadas plataformas de comunicação.
O Ibraoliva, co-realizador do evento ao lado da Biome Pampa, Prefeitura de Encruzilhada do Sul, Governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) agradece imensamente os patrocinadores que acreditam na olivicultura, em particular neste evento anual de abertura da colheita: Banrisul, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fast Tecnologia Industrial, Locare locações para eventos e Pieralisi Circular Thinking.
Veja alguma das matérias veiculadas:
https://globoplay.globo.com/v/11355824/?s=0s
https://www.youtube.com/watch?v=cw6_V5rZ_LE&t=2896s
https://www.youtube.com/watch?v=H-2VjJaOe5w
_________________________________________________________________________
Crédito da foto: Ibraoliva
Texto: Jornalista Luciano Gasparini Morais (DRT/RS 14.608)