02.Abril.2018

Vendas de Azeite de Oliva crescem na Páscoa de 2018

Vendas de Azeite de Oliva crescem na Páscoa de 2018

Nem ovos, nem peixe: nesta Páscoa, produto líquido será campeão de vendas

Em comparação com o mesmo período do ano passado, vendas de azeite de oliva devem crescer quase um terço em 2018

Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) mostra que os comerciantes esperam crescimento real de vendas de 1,2% em comparação com 2017. Já Associação Paulista de Supermercados (APAS) estima que os ovos de páscoa, especificamente, tenham crescimento de 5% nas vendas. Contudo, um segmento deve ter alta bem maior: o de azeite de oliva.

Segundo a Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira (Oliva), a expectativa de crescimento de mercado nesta Páscoa está entre 25% e 30%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A entidade destaca que, tradicionalmente, acontece aumento da procura no período da Semana Santa, mas outros fatores favorecem o boom desse mercado.

“Esse crescimento se explica em parte pela recuperação econômica e o aumento do poder de compra do brasileiro, mas também reflete o quanto o azeite vem ganhando importância para o consumidor, tanto pelo seu sabor quanto pelos benefícios a saúde”, explica Rita Bassi, presidente da Oliva.

Crescimento em produção e exportações
Uma amostra por esse apetite é o volume de produção nacional, que deve atingir 150 mil litros em 2018, prevê o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). O número é 43% maior que a produção de 105 mil litros no país em 2017.

Outra prova disso é o volume de importações, que aumentou 52% no primeiro bimestre de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017. Foram 8,2 mil toneladas do produto entrando no país, sendo Portugal o maior exportador (90%). Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Fonte: Gazeta do Povo

Leia também...

Acesso a Área Restrita

Informe abaixo seus dados de acesso para iniciar o seu acesso.