O IBRAOLIVA foi criado para unir os olivicultores brasileiros e demais atores da cadeia oleícola, com a finalidade de promover o desenvolvimento, o fortalecimento e a competitividade da olivicultura no Brasil.
É uma associação sem fins econômicos, constituída por pessoas físicas e jurídicas ligadas à cadeia produtiva da olivicultura em todo o Brasil, que se dediquem ao cultivo de oliveiras, mudas, produção e industrialização de azeitonas, azeites e subprodutos da olivicultura.
O Brasil conta com olivais ainda muito novos.
Com a expectativa de cerca de 40% da área atualmente plantada (6.500 ha) entre em produção no ano de 2018, a previsão de produção da safra 2019 é muito boa, podendo dobrar a obtida em 2017.
A safra de azeite de 2019 ficou em torno de 230 mil litros no País, sendo aproximadamente 180 mil litros no RS.
Até 2020 deveremos chegar a 10.000 ha plantados e até 2025 a 20.000 ha.
Caso isso se confirme, o aporte de novos investimentos, inclusive do exterior, vai ser inevitável, consolidando de vez a nossa olivicultura.
Mais de 60
Associados do RS, SC, PR, SP e MG
50%
da área plantada do Brasil
75%
das mudas produzidas no BR
Prezados olivicultores brasileiros
Somos sabedores da importância e da responsabilidade desse Instituto para com a olivicultura nacional, ainda mais num momento em que vários azeites nacionais já tem reconhecimento internacional pela excelência na qualidade como extra virgem.
Todos os esforços serão realizados no sentido de fortalecer o Instituto e a olivicultura, pois só assim essa atividade se consolidará ainda mais e alcançará meios e condições para que possamos atender nosso Consumidor em quantidade, pois qualidade já possuímos.
Empresários nacionais têm procurado o Ibraoliva com a finalidade de, em conjunto, desenvolver produtos e equipamentos para este setor, o que por si só demonstra a importância que já conquistamos no cenário nacional.
As perspectivas da olivicultura brasileira são bastante promissoras, haja vista que, ano a ano, há um aumento expressivo da área plantada, com investidores oriundos de todos os segmentos da sociedade.
O mercado brasileiro se ressente, ainda, de maior quantidade de azeites de qualidade, e cabe a nós, corajosos empreendedores, propiciarmos o fornecimento desse nobre produto ao Consumidor, ávido por ter acesso a um verdadeiro extra virgem.
Que o setor oleícola nacional continue com sua firme caminhada a um sucesso já consagrado.
Parabéns a todos os olivicultores.
Diretoria
Presidente
Renato Fernandes
Vice-presidente
Flávio Obino Filho
Diretor Técnico
Alcyr Cardoso
Diretora Administrativa
Rosane Coradini Abdala
Diretora Financeira
Michelle Franck Sápiras
Conselho Deliberativo
Beatriz de Carvalho Pereira
Carlos Francisco Moniz de Aragão
Eudes Romano Marchetti
Fernando Henrique Kohlmann Schwanke
Hilton Fensterseifer
Jandir Francisco Capoani
Lucídio Morsch Goelzer
Luiz Eduardo Batalha
Moacir Carvalho Dias
Paulo Roberto Lemos Centeno
Paulo Tadeu Marchioretto
Rodrigo da Costa
Conselho Fiscal